Só os Animais Salvam

by - novembro 05, 2017


          O livro Só os Animais Salvam é um livro escrito por Ceridwen Dovey e publicado pela Darkside Books em 2017. O livro conta da perspectiva de diferentes animais o que acabamos infligindo a eles quando nós, seres humanos, entramos em conflitos.
Com a maioria das estórias se passando durante guerras (segunda guerra mundial, guerra fria entre outras), vemos a forma como os animais são atingidos e algumas vezes manipulados para que nós alcancemos nossos objetivos, mesmo que estes sejam de fazer mal a alguém.


SINOPSE

Nós, humanos, achamos que somos o máximo. Mas o que temos feito com o nosso mundo? Só os Animais Salvam é um livro que tenta responder a essa pergunta de maneira inusitada. Cada um de seus contos é uma fábula moderna, narrada pela alma de um animal envolvido em mais um de nossos incontáveis conflitos e guerras humanas ao longo do último século, e suas espantosas e formidáveis histórias de vida e morte. Em meio ao caos, os animais conseguem encontrar esperança e inspiração em uma das atividades mais significativas que nossa espécie já criou: a literatura. Ceridwen Dovey reúne fragmentos e personagens da obra de escritores imortais e nos faz sonhar o sonho dos inocentes. Só os Animais Salvam.


O Livro
      
O livro é composto por contos que tem como personagens centrais algum animal, variando de um gatinho até mesmo a um elefante.
O livro possui uma forma de falar com o leitor através da estória, ele consegue passar sua mensagem e nos mostrar como muitas vezes os animais são tratados como nada além de um simples objeto para conseguir o que queremos. Suas mensagens são claras e muitas vezes o sentimento do animal retrato é claro, temos os propósitos, os desejos, os sonhos, a forma como veem a vida, tudo é retratado.
Vemos como os animais são fieis e como eles são atingidos pelo nosso egoísmo e nossos conflitos.
         A edição publicada pela Darkside é linda, com toda certeza uma das mais bonitas que eu já vi, ela possui detalhes em cada novo capitulo, alguns finalizam com a imagem do animal a que o conto se refere e um detalhe importante é a data da morte do animal que acompanha cada início de capitulo.



Gif bonitinho que encontrei no site da darkside


OPINIÃO

Eu gostei do livro, sinceramente, eu esperava contos bonitos, lindos, que nos emocionam e coisa e tal, mas não foi o que eu achei. Os contos emocionam sim o leitor, mas são contos fortes, com marcas que nos faz pensar sobre aquilo e em alguns momentos nos deixa agoniados (como no conto alma de cachorro) e nos faz pensar (pelo menos me fez pensar) no modo como tratamos os bichinhos, não um ou outro, mas todos.
O modo como alguns são utilizados simplesmente para que nós atinjamos nossos objetivos sem ligarmos para o que pode acontecer com esses animais que nos cercam é algo que fica bem claro em alguns contos, e alguns deles me deixaram agoniada por ver o que estava acontecendo, saber como ia terminar, e em alguns, mesmo que alguém ali se importasse nada podia ser feito ou arriscado, mesmo que fosse para o bem dos animais, ou seja, os seres humanos colocando sempre seus objetivos na frente de tudo, mesmo que para isso algo (animal ou pessoa) fosse pelos ares.
Além disso, alguns contos fazem com que consigamos enxergar no lugar do animal um ser humano perdido, que acaba sendo levado pelos outros e sofrendo danos irreversíveis, mesmo que os danos sejam causados pelos homens, você ainda consegue assemelhar a situação a uma pessoa, isso foi uma das coisas que me admirou no livro.
A forma como os animais foram retratados e a forma como a história deles nós é passada é incrível, mesmo que um conto em especial tenha me deixado com um sabor amargo na boca.


Em uma trincheira na Frente Ocidental durante a Primeira Guerra, um gato recorda as façanhas teatrais de sua proprietária, a escritora, atriz, jornalista e mímica Colette. Um cachorro busca pela Iluminação budista durante a Alemanha nazista. Uma tartaruga russa que pertenceu a família de Tolstói acaba parando nas mãos de Virginia Woolf na Londres sob os bombardeios alemães na Segunda Guerra, antes de acabar na casa de George Orwell na época em que ele escrevia A Revolução dos Bichos e, mais tarde, participar da corrida espacial durante a Guerra Fria. Um urso faminto à beira da morte narra contos de fadas no cerco a Sarajevo, durante a guerra que desmantelou a Iugoslávia nos anos 1990. Um golfinho enviado ao Iraque pela Marinha americana escreve uma carta para a escritora Sylvia Plath...
                                                 Trecho retirado do site da Darkside


Ceridwen escreveu um livro capaz de nos fazer pensar e ver o que os animais passam quando nossa decisão (abandono) os afetam, como alguns são ingênuos e como eles nos valorizam.
Ela com certeza fez um ótimo trabalho com esse livro.

-------------------------------------------------------------------------------------

Espero que tenham gostado,eu decidi arrumar as imagens no photoshop mesmo, 
então algumas vão aparecer diferentes por aqui, e quanto a resenha eu vou melhorando aos poucos (assim espero),muito obrigada por lerem!Até mais!



You May Also Like

0 comentários