O Rouxinol | Kristin Hannah [RESENHA]

by - maio 19, 2017



O Rouxinol é um livro escrito por Kristin Hannah, lançado em 2015 sob o selo da editora Arqueiro.
O cenário escolhido para a obra é a França dividida pelos nazistas durante a segunda guerra mundial, em que um lado é considerado livre e o outro está sob o domínio alemão. Neste cenário somos capazes de acompanhar a história de duas irmãs e o que a guerra acaba causando as duas.
Enquanto Vianne,a mais velha, é mais calma e busca manter a família unida até o retorno do marido,Isabelle é mais impulsiva, luta pelo que acha certo, mesmo que algumas vezes seu comportamento possa colocar ela e todos a sua volta em perigo.

Com uma narrativa intercalada, acompanhamos o presente de uma das irmãs - os arrependimentos e sua velhice acompanhada pela doença - e através de suas lembranças – dolorosas em sua maioria - a trajetória das irmãs ao longo da segunda guerra.

Pode parecer que estou dizendo que as pessoas que eu amava se extraviaram; talvez que eu as tenha deixado em um lugar ao qual não pertenciam e tenha ido embora, confusa demais para refazer meus passos.
Mas elas não estão perdidas. Nem estão em um lugar melhor.Morreram.Com a proximidade do fim dos meus dias, sei que a dor, assim como o remorso, se fixa em nossas células e se torna parte de nós para sempre.
     

        Ao ver o marido ser recrutado pelo exército francês,na esperança de que ele volte ela se submete, sem questionar, as ordens dos nazistas que habitam sua pequena cidade para proteger sua filha que ainda era pequena na época, enquanto Isabelle, que morava com o pai em Paris, é enviada pelo mesmo para morar com a irmã no interior quando a capital é tomada.

           Vemos como aos poucos o ambiente em que vivem se tornar tóxico para todos, o modo como as coisas passam a ser controladas, as riquezas do lugar em que moram serem sugadas pelos invasores e levadas para a Alemanha, o povo passando necessidade e os horrores que acompanham uma guerra: morte, tortura, crueldade e etc.
Em meio a tantos acontecimentos e magoas as irmãs fazem seus caminhos em meio à guerra, enfrentando seus medos e lutando por aquilo que acham certo.

         Com estas personagens incríveis e com esse cenário que nos assombra até hoje,Kristin nos entrega a história completamente incrível e emocionante, tanto pelos momentos felizes quanto por aqueles em que o personagem parece estar despedaçando-se.
            Sua estória nos envolve uma maneira tão grande, que a ânsia por saber qual das irmãs conta a história e o que aconteceu com elas é tanta que não conseguimos deixar o livro de lado para nada, com certeza este é um dos melhores livros que eu já li até hoje!


You May Also Like

0 comentários